segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Petição pede a retirada de símbolos religiosos de prédios públicos

Fonte: Aldeia Gaulesa.





Em Porto Alegre, um conjunto de entidades, movimentos e indivíduos, estão mobilizados propondo uma petição para que sejam retirados todos os símbolos religiosos dos prédios públicos do Rio Grande do Sul.

A ideia é recolher um conjunto de assinaturas e entregar à Assembleia Legislativa e para a Câmara de Vereadores da Capital o pedido, que visa reforçar o caráter laico do estado brasileiro. Com isso, se estabeleceria, de forma mais efetiva, a separação entre Estado e religião, única forma de garantia da liberdade de culto religioso sem influência (positiva ou negativa) do Estado ou das instituições que o representam.

A iniciativa, se avançar, contribuirá para afastar, de forma simbólica e efetiva, a religião de decisões públicas. Atualmente, a Constituição Federal, garante a ampla liberdade de crença religiosa, inclusive de não ter crença alguma. Atualmente, na medida em que espaços públicos exibem símbolos de uma única crença, desqualificam as demais.
Independente dos desdobramentos que terá a proposta, a discussão que deverá suscitar já é extremamente positiva. É fundamental que o conjunto de espaços onde são tomadas as decisões no país, como câmaras de vereadores e assembleias legislativas tenham isonomia. Este é um passo fundamental para separar a religião do estado e fortalecer o caráter democrático e laico de nossas instituições públicas.


Para assinar a Petição On Line é só acessar o link abaixo:

http://www.peticoesonline.com/peticao/retirada-de-crucifixos-e-simbolos-religiosos-da-camara-de-vereadores-de-poa-e-asselmbleia-legislativa/236/371c91e94abc2acd0897f351db9b3609

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que? por que?????

Por que? por que?????
500 leitores/dia vs 10 coments/dia. Vençam a preguiça e se expressem.

Postagens mais vistas no UrubuRJ