quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Ex-presidente francês Chirac é condenado a 2 anos de prisão, e PT e PSDB contrataram advogados para Lula e FHC.

Reportagem do portal FOLHA.COM

O ex-presidente francês Jacques Chirac, 79, foi declarado culpado nesta quinta-feira por desvio de fundos públicos, em um julgamento histórico na França por condenar pela primeira vez um chefe de Estado desde que o marechal Philippe Pétain, colaborador dos nazistas, foi sentenciado em 1945.

Chirac não estava presente na corte ao ser declarado culpado por operar um sistema que desviou cerca de 1,4 milhão de euros da Prefeitura de Paris para fins políticos quando ele era prefeito da capital francesa.

Um juiz sentenciou Chirac a dois anos de prisão, com direito a sursis --suspensão da pena. Com isso, o ex-presidente, que foi liberado de tomar parte dos procedimentos por problemas neurológicos, não será preso.

Chefe de Estado entre 1995 e 2007, Chirac foi declarado culpado por "desvio de fundos públicos, abuso de confiança e aquisição ilícita de interesses". Ele poderia ter sido condenado a dez anos de prisão, a pena máxima para as acusações.

O esquema de empregos fantasmas remunerava os funcionários de fachada pela prefeitura de Paris entre 1990 e 1995, quando Chirac era prefeito e presidente do partido RPR, ao mesmo tempo em que preparava a candidatura às eleições presidenciais de maio de 1995.
Charles Platiau-24.nov.11 
Ex-presidente da França e ex-prefeito de Paris, Jacques Chirac em imagem de novembro deste ano


Advogados a favor da condenação disseram que o veredito de Chirac servia de alerta à classe governista da França, indicando que os políticos não deveriam abusar de sua posição com impunidade.

O advogado de Chirac disse que conversaria com seu cliente para saber se entrariam com recurso. O condenado sempre negou as acusações e afirmou não ter cometido "nenhuma falha penal ou moral", em uma declaração lida por seus advogados durante o julgamento.

Enquanto era chefe de Estado, Chirac estava imune a julgamentos.

------------------------------------------
A contratação dos advogados foi uma mera trollagem, mas o resto é verdade.
Gostaria de escrever muita coisa sobre este fato histórico, mas acho que meu desejo de que esta decisão cause jurisprudência por aqui, é sintetizada na canção do grande mestre Bezerra da Silva.


"Na esperança do mar pegar fogo pra ver se come peixe assado". 
Husahauhauhauhauhauha!
Mestre dos mestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que? por que?????

Por que? por que?????
500 leitores/dia vs 10 coments/dia. Vençam a preguiça e se expressem.

Postagens mais vistas no UrubuRJ