sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O verdadeiro PRIMEIRO ESPUMANTE da França.

Você com certeza já ouviu falar de Champagne e de Dom Perrignon, mas será que já ouviu falar de Crémant e Blaquet de Limoux? Até os profissionais do ramo se confundem, então vamos entender de forma rápida e simples.

Crémant: uvas tradicionais da Borgonha e da Champagne, sendo a chardonnay a predominante. Elaborado pelo método tradicional ( segunda fermentação na garrafa ).

 Blaquet: somente a uva mauzac,  tradicional da região de Languedoc ( que ao contrário do que te ensinaram, é uma região SEPARADA de Roussillon ).  Elaborado pelo método pelo MÉTODO ANCESTRAL, segunda fermentação espontânea na garrafa quando as temperaturas aumentam no final da primavera e no verão, não há adição de liquor de tirrage ( leveduras, açúcar e vinho ),  por isso a segunda fermentação não é completa, o que deixa aquele açúcar residual que lhe dá a maciez característica).

Detalhe importante: o Blaquet de Limoux foi o primeiro vinho espumante da França,  e como visto, foi "descoberto por acidente" ainda no século XIV. Esqueça aquela fábula de Dom Perrignon e de sua mítica frase: "Parece que estou bebendo estrelas". Não há nada que comprove a veracidade dessa história. De concreto sabemos que Dom Perrignon descobriu o Champagne ( vinho espumante da região de Champagne) em 1670, final doséculo XVII.  Há textos na Internet afirmando que os reis da França já bebiam espumantes desde o século XIII, mas não há informações sobre produtores ou região produtora.
 Mas eu só sei isso, nunca tive a oportunidade de experimentar um desses. Espero o convite. Rsrs. ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que? por que?????

Por que? por que?????
500 leitores/dia vs 10 coments/dia. Vençam a preguiça e se expressem.

Postagens mais vistas no UrubuRJ